
RECURSOS HUMANOS
O avanço da tecnologia e a digitalização de processos trouxeram mudanças significativas para a vida em sociedade e para diversos setores do mercado. No universo corporativo, os processos tecnológicos integraram a área de Recursos Humanos, dando origem ao RH 4.0.
O RH 4.0 representa a implementação de um setor de gestão de pessoas digital, que faz uso da automação para conquistar mais valor estratégico, velocidade na atuação e resultados positivos para a empresa.
O papel do RH nas empresas
Responsável por administrar os recursos humanos da empresa, conciliar os interesses de funcionários e gestores, gerenciar os relacionamentos internos e controlar diversos outros processos, o setor de RH está, de certa forma, envolvido em todas as áreas da organização.
O grande volume de atividades atribuído à área de Recursos Humanos atualmente, resultou na centralização das responsabilidades e na restrição ao acesso às informações por parte da equipe e dos gestores.
Empresas que ainda não investiram em digitalização e automação, por exemplo, dependem exclusivamente do setor de RH para consultar informações sobre o banco de horas, ponto, folha de pagamento e demais processos, causando uma sobrecarga nas atividades diárias do Recursos Humanos.
Mas em um mundo cada vez mais ágil, inovador e inconstante, investir em atualização não é mais uma opção para as organizações.
Para garantir a sobrevivência no mercado, é necessário implementar um setor de RH adequado à nova realidade, que ofereça mais “tempo livre” para a equipe de Recursos Humanos buscar resultados efetivos e desenvolver estratégias voltadas ao crescimento empresarial e ao bem-estar dos colaboradores.
Quais as vantagens de terceirizar o RH
Se você ainda está inseguro quanto a implementação de um RH digital na sua empresa, conheça as vantagens que a terceirização oferece para a rotina interna:
-
Otimização do tempo de execução de tarefas: a tecnologia empregada no dia a dia otimiza a execução das atividades, reduzindo o tempo necessário para a realização de cada demanda.
-
Diminuição de erros nos processos: os sistemas e softwares responsáveis pela realização de processos repetitivos reduzem significativamente os erros de cálculo e informações incorretas.
-
Descentralização de atividades: os processos antes de responsabilidade do RH agora são divididos de maneira mais adequada para toda a equipe, dando início a uma gestão compartilhada com gestores e colaboradores.
-
Acesso facilitado às informações: com a descentralização das atividades e a inteligência de processos, gestores e colaboradores podem ter acesso a informações sobre banco de horas, ponto, férias e folha de pagamento através de aplicativos, sistemas integrados e níveis de workflow. Tudo isso pode ser realizado de forma otimizada e ágil, sem desviar o profissional de RH de suas atividades estratégicas.
-
Adequação do profissional à tarefa: a tecnologia empregada no setor de RH é capaz de identificar e analisar os perfis comportamentais dos colaboradores, determinando o profissional ideal para cada atividade de acordo com suas características e maneira de agir.